top of page

Críticas

Crítica - "Racismo - uma história"

O filme aborda o cruel legado deixado pelo racismo ao longo dos séculos. Iniciando pelos EUA, berço da Ku Klux Klan, onde o pesquisador James Allen, possuidor de vasta coleção de material fotográfico e jornalístico sobre linchamentos, defende que há um movimento arquitetado para apagar a mácula racial da memória do país. A seguir, remonta à colonização belga do Congo, por Leopoldo II, onde os negros que não atingiam a quota diária de borracha tinham a mão direita decepada. O documentário trata ainda da problemática racial na África do Sul (Apartheid) e Grã-Bretanha, abordando a luta do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA e a desconstituição do mito da existência de raças.

Leia mais...

Crítica - "Queimada"

“Queimada é uma das centenas de Ilhas das Antilhas. O nome Queimada deve-se ao fato dos portugueses terem de queimar a ilha para vencer a resistência dos índios. Quase todos os nativos foram mortos. Trouxeram então escravos da África para trabalhar nos canaviais”. A bordo de um navio, um tripulante explica ao diplomata inglês, Willian Walker (Marlon Brando) as características da ilha. E assim começa “Queimada!”, genial filme de Gillo Pontecorvo (“A Batalha de Argel”).

 

 

Leia mais...

Crítica - "Os EUA x John Lennon"

O grupo The Beatles foi um sucesso mundial, que arrebatou audiência, crítica e fãs por onde passou. O líder da banda, John Lennon, com a declaração de que eles eram maiores que Jesus, os discos foram destruídos, isso fez com que John enveredasse por outros caminhos. A declaração era uma crítica a Inglaterra, e desencadeou a uma revolução musical a favor da paz e contra a guerra, incluindo questões implícitas não discutidas e a literalidade da palavra.

 

 

 

Leia mais...

Crítica - "A Guerra do Ópio"

Crítica - "Verdade 12.528"

Crítica - "Os Companheiros"

Estreado em 1963, o filme Os companheiros (I compagni, no original) traz direção de Mario Monicelli, roteiro de Furio Scarpelli e do próprio Monicelli, além da produção de Franco Cristaldi. O filme foi indicado ao Oscar, na categoria de melhor filme não adaptado em 1965, recebendo, o primeiro lugar no prêmio de cinema do Festival de Mar Del Plata (1964) e melhor filme pelo Sindicato dos Jornalistas da Itália (1964).

 

 

Leia mais...

Crítica - "Flor do Deserto"

“Flor do deserto”, relato cru e impactante da vida da ex-modelo somali Waris Dirie, é um filme que, mesmo abrindo mão de uma qualidade técnica superior, consegue emocionar o público como poucas produções vistas atualmente. A história da garota filha de pais nômades, circuncidada aos 3 anos, que fugiu de casa aos 13, após ser vendida para casamento com um comerciante sexagenário, é forte o suficiente para tornar meramente acessória qualquer outra exigência prática.

 

 

Leia mais...

Crítica - "Eles se Atreveram"

© 2023 por Filmes Elétricos. Orgulhosamente feito com Wix.com

Siga-nos:
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • c-youtube
bottom of page