Convidados

Prof. Acácio Sidnei Almeida Santos
O Prof. Dr. Acácio Sidnei Almeida Santos possui graduação (1990) e mestrado (1996) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC/SP), doutorado (2004) em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e Pós-doutorado (2006-2007) pela Faculdade de Saúde Pública / USP. Atualmente é professor da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IES Federal).
Presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas; membro fundador do SSIM - Southern Spaces in Mouvement; pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Universidade Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); pesquisador do grupo de pesquisa "Processos migratórios e saúde: perspectivas interdisciplinares" - FCMSCSP. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História; atuando principalmente nos seguintes temas: África, Etnologia das Sociedades Africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Relações Internacionais, Migração, Saúde, HIV/AIDS e Direito Costumeiro. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).
Prof. Dr. Valter Pomar
Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). Atua nas áreas de Ciência Política (Política Internacional, especialmente América Latina e Caribe), História do Brasil República, História Moderna e Contemporânea. Coautor dos livros A Armadilha da Dívida (2001) e O Brasil Endividado (2000). Autor dos livros A estrela na janela (2014), Miscelânea Internacional (2014), A esperança é vermelha (2014), A foice, o martelo e a estrela (2014), Foro de Sâo Paulo: construindo a integração latino-americana e caribenha (2013).
Foi secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (2005-2010), secretário executivo do Foro de São Paulo (2005-2013), vice-presidente da Conferência Permanente de Partidos Políticos da América Latina (Copppal). Foi editor da revista Teoria&Debate. Integrou o conselho editorial da revista Contexto Latinoamericano e o Conselho Curador do Memorial da Anistia Política no Brasil.


Prof. Dr. Giorgio Romano
Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Amsterdam (1987) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto III, Coordenador do Curso de Relações Internacionais (BRI) e membro do corpo docente do Programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) e do Bacharelado em Ciências Econômicas (BCE) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi Técnico em Planejamento e Pesquisa e Coordenador da área de estudo de economia e política internacional do IPEA. Atuou como professor em RI do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e consultor senior do Banco Mundial como Regional Advisor da Aliança de Cidades/ Cities Alliance.
Ocupou cargos na administração pública federal (Presidência da República) e municipal (Prefeituras de São Paulo e Santo André). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política internacional, globalização, geopolítica da energia, governança internacional, políticas públicas, sindicalismo, empresas multinacionais, reestruturação produtiva e integração. Membro do Grupo de Estudos da Conjuntura da Fundação Perseu Abramo (FPA), do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) e do Grupo de Conjuntura Internacional da USP (GACINT).
Prof. Dr. Paris Yeros
Possui Doutorado em Relações Internacionais (London School of Economics and Political Science, 2002), Mestrado em História Econômica (London School of Economics and Political Science, 1994), Mestrado em Relações Internacionais (University of Denver, 1993) e Graduação em Relações Internacionais (University of Denver, 1990).
Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC, membro do corpo docente do Bacharelado em Ciências Econômicas e da Pósgraduação em Ciências Humanas e Sociais. Também é Pesquisador Adjunto do African Institute of Agrarian Studies (Zimbábue) e Editor da revista Agrarian South: Journal of Political Economy (Sage-Índia). Tem experiência na área de Economia Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política da África, questão agrária e sistema agro-alimentar, questão racial e nacionalismo, Estado e desenvolvimento, relações Sul-Sul.


Prof. Dr. Gilberto Rodrigues
Pós-doutor (Fulbright Visiting Scholar) pelo Center for Civil and Human Rights, University of Notre Dame, EUA (2010), Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais - Universidad para la Paz, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos pela Uppsala Universitet, Suécia (1996) e graduado em Direito pela PUC-SP (1989). Professor-adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Bacharelado em Relações Internacionais e credenciado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas e Sociais. Ex-professor do Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello, em parceria com o ACNUR, e editou a Revista Leopoldianum (1998-2013).
Professor convidado do Programa de Pós em Ciências Sociais da PUC-SP (2010). Membro da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales (CRIES), em Buenos Aires. Membro do Grupo Consultivo da Sociedade Civil (ConSOC) do BID-Brasil e associado à ANDHEP e ao ILA/Brasil.Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Direito e atuação nos seguintes temas: Organizações Internacionais (ONU, organizações regionais) Direito Internacional dos Direitos Humanos, Sociedade Civil, Direito Internacional dos Refugiados, Responsabilidade de Proteger, Politica Externa Brasileira, Federalismo e Paradiplomacia.
Paula Sacchetta


Profa. Dra. Julia Bertino
Professora Adjunta do curso de Relações Internacionais da UFABC, Doutora em Ciência Política, na área de Relações Internacionais, pela UNICAMP, com Visiting Fellowship no Refugee Studies Centre, University of Oxford, Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP), Graduada em Direito pela PUC-SP e em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela UNICAMP. Pesquisa principalmente os seguintes temas: migrações internacionais forçadas, refugiados e direitos humanos, nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.
Profa. Dra. Cristina Fróes de Borja Reis
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), doutorado-sanduíche no Instituto de Estudos do Desenvolvimento da Universidade de Cambridge (Inglaterra, 2010/ 2011) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Economia Política, com ênfase em Macroeconomia e Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, investimento público, cadeias globais de valor, especialização produtiva. Coordenadora do grupo de pesquisa sobre Cadeias Globais de Valor da UFABC.

Prof. Dr. Gilberto Maringoni
É professor adjunto de Relações Internacionais e membro do corpo docente do Programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da Universidade Federal do ABC (UFABC). É também doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006), graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1986) e jornalista. Tem experiência na área de História, com ênfase em América Latina contemporânea, História da imprensa e História do Brasil Império. Tem estudos focados nos temas: relações internacionais, modelos de desenvolvimento e comunicações.
É autor de doze livros, entre eles A Venezuela que se inventa - poder, petróleo e intriga nos tempos de Chávez (Editora Fundação Perseu Abramo, 2004), A revolução venezuelana (Editora Unesp, 2009), Angelo Agostini, A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal, 1864-1910 (Devir, 2011) - finalista do Prêmio Jabuti 2012, da Câmara Brasileira do Livro, categoria biografia - e Direitos humanos, imagens do Brasil (Aori, 2010). Foi bolsista do Programa Nacional de Pesquisas Econômicas (PNPE) no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), entre 2008 e 2011, e editor da revista Desafios do Desenvolvimento, da mesma instituição, entre 2011 e 2012. É membro do Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI)