top of page

Filmes

RACISMO - UMA HISTÓRIA

Produção: BBC Four

Reino Unido, 2007

O documentário aborda o legado deixado pelo racismo e pela escravidão ao longo dos séculos. É constituído por três episódios, independentes entre si, enfocando a história e aspectos do racismo pelo mundo. São eles: “A Cor do Dinheiro”, “Impactos Fatais” e “Um Legado Selvagem”.

 

Debatedor: Prof. Dr. Acácio Sidnei Almeida Santos (PUC-SP/Facamp)

Exibição: 12/02/2015, 15h

 

Crítica

 

QUEIMADA

Direção: Gillo Pontecorvo

Itália, 1969
 

No século XIX, um agente inglês é mandado para uma ilha do Caribe sob o domínio português para incentivar os escravos a uma revolta que favoreceria os negócios da Inglaterra. Dez anos, depois ele retorna com tropas inglesas para esmagar uma rebelião dos ex-escravos negros contra o governo da oligarquia branca. Este filme foi proibido pela censura brasileira durante a ditadura militar.

 

Debatedor: Prof. Dr. Valter Pomar (UFABC)

Exibição: 19/02/2015, 15h

 

Crítica

OS EUA CONTRA JOHN LENNON

Direção: David Leaf e John Scheinfeld

Estados Unidos, 2006

 

O documentário mostra o engajamento de John Lennon em causas políticas entre as décadas de 1960 e 1970, com destaque para a campanha contra a Guerra do Vietnã. Essas atividades levaram o músico a ser perseguido pelo FBI (a polícia federal estadunidense), culminando com sua expulsão dos EUA. Mas ele sempre se manteve fiel às suas convicções.

 

Debatedor: Prof. Dr. Giorgio Romano Schutte (UFABC)

Exibição: 26/02/2015, 15h

 

Crítica

A GUERRA DO ÓPIO

Direção: Xie Jin

China, 1997

 

O filme conta a história da Guerra do Ópio (1839-1842), quando uma expedição militar britânica derrotou as forças do Império Chinês, obrigando a China a aceitar o comércio do ópio, exportado pelos britânicos, e a ceder para a Inglaterra, por 150 anos, o porto de Hong Kong. O conflito é mostrado a partir da perspectiva de duas figuras-chaves, o nacionalista chinês Lin Zexu e o diplomata britânico Charles Elliot.

 

Debatedor: Prof. Dr. Paris Yeros (UFABC)

Exibição: 05/03/2015, 15h

 

verdade 12.582

Direção: Paula Sacchetta e Peu Robles

Brasil, 2014

 

O documentário, batizado com o número da lei que criou a Comissão Nacional da Verdade (12.528/2011), traça um panorama das violações aos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil a partir de depoimentos de ex-presos políticos e de outras vítimas daquelas atrocidades, incluindo moradores da região onde ocorreu a Guerrilha do Araguaia.

 

Debatedor: Prof. Dr. Gilberto Rodrigues (UFABC), com a presença e participação de Paula Sacchetta (diretora do filme).

Exibição: 12/03/2015, 15h

 

 

OS COMPANHEIROS

Direção: Mario Monicelli

Itália, 1963

 

Essa tragicomédia, um clássico do cinema social, retrata o nascimento do movimento sindical na Itália, a partir de uma greve de operários em Turim, no final do século XIX. Temas importantes do marxismo, como a consciência de classe dos trabalhadores e o papel da vanguarda socialista, estão presentes no filme, que foi proibido no Brasil após o golpe militar de 1964.

 

Debatedora: Profa. Dra. Julia Bertino (UFABC)

Exibição: 19/03/2015, 15h

FLOR DO DESERTO

Direção: Sherry Horman

Reino Unido, 2009

 

O filme conta a história verdadeira da ex-top model Waris Dirie, nascida em uma família de nômades na Somália. Aos 3 anos de idade, ela se tornou uma das vítimas da mutilação genital feminina (extração do clitóris), uma prática brutal que atinge 5 mil mulheres por ano. Aos 12 anos, prometida pelo pai em casamento a um homem bem mais velho, Waris fugiu de casa e conseguiu emigrar ilegalmente para a Inglaterra, onde mais tarde se tornaria uma modelo famosa.

 

Debatedora: Profa. Dra. Cristina Reis (UFABC)

Exibição: 26/03/2015, 15h

 

Crítica

 

 

 

 

ELES SE ATREVERAM

Produção: Coletivo Contraimagem

Argentina, 2007

 

O documentário narra a história da maior revolução de todos os tempos, que despertou as esperanças dos oprimidos do mundo inteiro e abriu o caminho às revoluções do século Xx: a conquista do poder pelos bolcheviques na Rússia, em 1917. O roteiro tem como base os livros “A História da Revolução Russa”, de Leon Trotsky, e “Os Dez Dias Que Abalaram o Mundo”, de John Reed, além do filme “Outubro”, de Serguei Eisenstein.

 

Debatedor: Prof. Dr. Gilberto Maringoni (UFABC)

Exibição: 09/04/2015, 15h

 

Crítica

© 2023 por Filmes Elétricos. Orgulhosamente feito com Wix.com

Siga-nos:
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • c-youtube
bottom of page